Portões Abertos Hangar 2º EIA 2024

Após anos de espera, estreou no último dia 28 de novembro o tão aguardado Projeto Hangar 2º EIA, após um longo trabalho de restauração da aeronave T-25 Universal de matrícula FAB1904. Foram recebidas mais de 200 crianças e jovens ao longo de um dia intenso e repleto de atividades, consolidando o intuito social e educativo do projeto. Alunos das instituições de ensino públicas e privadas do município de Itajubá foram recebidos pela equipe do Hangar 2º EIA, militares convidados da Academia da Força Aérea (AFA) e do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).

Já era dia quando um casal de pica-paus anunciava o toque de alvorada, seguido por marteladas constantes que substituíam o tradicional som da corneta. E foi assim que, às 6:00h da manhã, iniciavam-se as atividades no Hangar 2º EIA. Após um reforçado café da manhã, a equipe de apoio realizou os últimos ajustes em cada uma das estações que alocariam as dinâmicas ao longo do dia. Abaixo, em destaque, o oficial de reserva 2º Ten. Marcio Francisco Inforzatto, hoje relações públicas do projeto.

Os estudantes e professores do segundo e terceiro anos da Escola Municipal Dr. Antônio Salomon foram os primeiros a chegar, pontualmente, para ocupar os primeiros dois horários do evento. Recebidos pela equipe de apoio, logo demonstraram empolgação e surpresa com as atrações que os aguardavam. A 2ª Tenente Milla Geordana Celestino Fonseca Saram do PAMA-LS, juntamente com o coordenador geral do projeto, Fabrício Rezende, e o Major Aviador Reformado Celso Vilarinho fizeram as honras iniciais, recepcionando as turmas.

Em seguida, os participantes foram apresentados à equipe de militares da AFA que os guiaria por cada uma das dinâmicas, sendo eles o Comandante do 2º EIA, Major Aviador João Mario Fernandes dos Santos, Cadete Nelson de Albuquerque Júnior, Cadete Thiago Álefe de Oliveira, Cadete Jonas Frederico Amancio e Cadete João Pedro Bertelli da Silva.

A dinâmica de Generalidades da Aviação apresentou itens interessantes da aviação, como a exposição de uma caixa preta, radar meteorológico, ELT, rádios de emergências, hélices, pás, antenas e instrumentos de navegação.

Na sala Alberto Santos Dumont ocorreu a exibição de vídeos interativos como os da Turma do Fabinho, da AFA e do 2º EIA. O espaço preparado possui isolamento acústico e é climatizado.

A segunda instituição de ensino convidada para ocupar os dois últimos horários da manhã foi a Escola Estadual Prof. Antônio Rodrigues D’Oliveira. Os alunos do 1º ano do ensino médio mostraram-se atentos às explicações referentes às formas de ingresso na Força Aérea Brasileira por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), bem como a Academia da Força Aérea (AFA).

Em uma outra dinâmica, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o cotidiano do 2º EIA, mais especificamente sobre a distribuição dos cadetes nas esquadrilhas Aquila, Centaurus, Leo e Orion, além da rotina de instruções que acompanha o cadete ao longo do curso na aeronave T-25 Universal.

 

A segunda turma dessa instituição de ensino fechou a sua participação com as explicações sobre a parte externa e interna da aeronave.

Já no período da tarde, foram recebidos os alunos do Infantil 4 do Colégio Anglo. Os pequeninos ficaram encantados com o ambiente e a possibilidade de interação com os pilotos ao longo das dinâmicas. Foram muitas perguntas da turminha que se destacou pela espontaneidade ao longo da visita.

A dinâmica de navegação aérea apresentou em tempo real os voos que estavam sendo realizados naquele exato momento, com a visualização dos modelos de aeronaves, companhias aéreas, percurso com altitude, velocidade e demais dados que compõem o voo.

Os estudantes do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Anglo também demonstraram bastante entusiasmo ao longo da visitação. Com destaque para as dinâmicas desenvolvidas pelos estudantes Gabriel Magalhães e Otávio Zordan, do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

O simulador de realidade virtual utilizando o equipamento Reverb G2 e a plataforma Flight Simulator 2020 foi um dos pontos de maior interesse ao longo da visita desta turma.

Em uma das dinâmicas desenvolvidas no espaço externo, o piloto e empresário, Reginaldo Carvalho de Morais, apresentou os aeromodelos da AeroBier.

Abaixo, os estudantes do 5º ano posicionados logo após o check da parte interna e externa da aeronave FAB 1904.

A turma do 4º ano do Colégio Anglo aproveitou satisfatoriamente as práticas nos simuladores do Hangar 2º EIA. Os equipamentos estavam distribuídos em um simulador de última geração com realidade virtual – VR e outros três computadores com versões mais básicas.

Assim como a turma do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Anglo, todas as crianças e jovens receberam um kit ao final da visitação que era composto por um lanche, um livreto do Hangar 2º EIA e uma lembrança desenvolvida pelo PAMA-LS.

E para encerrar o longo dia de atividades, foram recebidos os estudantes do ensino superior do curso de graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica da UNIFEI. Os discentes tiveram a oportunidade de discutir com os militares aviadores informações mais técnicas envolvendo o campo da aviação e, assim, ampliar seus conhecimentos de forma prática a partir do contato direto com a aeronave T-25 e com aqueles que a operam rotineiramente.

Em destaque, a turma de graduação acompanhada do coordenador do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica da UNIFEI, professor Yohan Ali Diaz Mendez, após a visita ao Hangar.

A equipe do Hangar 2º EIA agradece a participação das instituições de ensino convidadas, membros das unidades da Força Aérea Brasileira que prontamente aceitaram o convite para participar do evento, estudantes de apoio da UNIFEI, a equipe de aeromodelismo da AeroBier e da equipe de comunicação da 180º soluções que desenvolveu este site e disponibilizou parte dos computadores que foram utilizados nas dinâmicas.

Ressaltamos com muito carinho que o intuito deste projeto sem fins lucrativos não é só despertar as crianças e jovens para o mundo da aviação, mas sim contribuir para a formação de cidadãos de caráter firme e com um bom propósito em suas vidas.