
Grito de guerra
UIRAÇU
Reina no ocidente
Combate na Missão
Brutal e imponente
Soberano guardião
Paira sob os céus
Supre e abastece
Temido onde passa
Triunfante permanece
Quem são eles?!
Gavião! Real! Brasil!
Voo Solo
O primeiro voo solo da turma Uiraçu na aeronave T-25 Universal foi realizado no dia 14 de março em dose tripla, com os cadetes aviadores Ricardo, Lemes e Medeiros. Estavam presentes o comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, e o comandante do 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), Maj. Av. Fernandes, além das demais autoridades.

Imagens da turma Uiraçu no 2º EIA
Heráldica
Rasga os céus com magnificência, aquela cuja imponência das asas é tal qual a grandeza das Sumaúmas, fortemente adaptável, ardilosa, enigmática e implacável, cuja força é comparada à de seres mitológicos, uma das maiores preciosidades da fauna brasileira. Seu nome: Uiraçu, também conhecida como Harpia ou Gavião-real, que agora passa a intitular a turma de 2024 da Academia da Força Aérea.
Embora não seja a maior das aves predadoras do planeta, é tida como a mais forte. Possui bico potente e suas garras são maiores que as do urso pardo americano, suas pernas possuem a grossura do punho de um homem adulto.
Na bolacha, símbolo magno da turma, se apresenta ao centro transfigurada de caveira, representando a vitória sobre a morte e todos os desafios a serem vencidos, demonstrando assim a rusticidade dos Cadetes que, mesmo perante as adversidades, mantém em seu visor um ideal orientado.
Seu penacho, que lembra uma Coroa, símbolo de nobreza, contempla a necessidade de manter o alinhamento em um só propósito: a integridade moral e a incorruptibilidade plena. Ambas essenciais para a formação do caráter do futuro Oficial da Aeronáutica.
O número da turma MMXXIV, sobre a constelação de HÉRCULES, constata a camaradagem entre os integrantes do Esquadrão que, com origens distintas, agora integram uma só turma, coesa e unida, no cumprimento de qualquer missão.
O voo esplendoroso da ave, representado pelas asas imponentes, à luz do nascer do sol da Amazônia, o seu habitat natural, denota a grandeza em que as atitudes devem se elevar, de modo que o Esquadrão tenha sempre o objetivo de aperfeiçoar-se em direção às suas qualidades individuais e coletivas, tornando, assim, a excelência não apenas um ato isolado e raro, mas um hábito.
Senhora dos ares, mãe das aves, assim prega a lenda indígena: Uiraçu! De uma INCORRUPTIBILIDADE digna da maior das nobrezas, eis a coroa; a RUSTICIDADE de uma fera, jaz aqui a caveira; a união de uma turma forte e coesa, nossa CAMARADAGEM. Uiraçu é o nome dessa família, a mais alta EXCELÊNCIA em amazônica rapina.
SIC PARVIS MAGNA!
Para maiores informações entre em contato através do e-mail:






